Suporte Remoto


Quem trabalha na área de suporte, seja como analista de suporte ou como técnico de suporte, sabe muito bem o que é o famoso cesso remoto, diga-se de passagem o acesso remoto é um das principais ferramentas para quem trabalha com suporte a usuários, pois com  ela é possível ganhar tempo, agilidade e diminuir gastos de deslocamento e pessoal.
E para você que não sabe o que é o acesso remoto, eu vou trazer abaixo uma explicação rápida e clara.
Acesso remoto é quando acessamos um computador ou outro aparelho eletrônico a distância, podendo este equipamento estar na nossa sala ao lado ou então milhares de quilômetros a distância.
Por exemplo quando um hacker invade um equipamento, ele na verdade esta realizando um acesso remoto não autorizado no equipamento.
Atualmente é possível encontrar inúmeras ferramentas/softwares para trabalhar com o acesso remoto, existem algumas ferramentas gratuitas e outras pagas.
O conceito suporte remoto e um tanto novo para usuário comum porem a anos já existe e é muito utilizado, a ideia de não existir limites para suporte é incrível, podemos ter um técnico aqui no Brasil trabalhando em uma maquina lá no Japão.
A Internet permite a utilizadores de computadores a conexão com outros computadores facilmente, mesmo estando em localidades distantes no mundo. Esse acesso remoto pode ser feito de forma segura, com autenticação e criptografia de dados, se necessário. Uma VPN é um exemplo de rede destinada a esse propósito.
Isto está encorajando novos meios de se trabalhar de casa, a colaboração e o compartilhamento de informações em muitas empresas. Um contador estando em casa pode auditar os livros-caixa de uma empresa baseada em outro país por meio de um servidor situado num terceiro país, que é mantido por especialistas IT num quarto país. Estas contas poderiam ter sido criadas por guarda-livros que trabalham em casa em outras localidades mais remotas, baseadas em informações coletadas por e-mail de todo o mundo. Alguns desses recursos eram possíveis antes do uso disperso da Internet, mas o custo de linhas arrendadas teria feito muitos deles impraticável.
Um executivo fora de seu local de trabalho, talvez no outro lado do mundo numa viagem a negócios ou de férias, pode abrir a sua sessão de desktop remoto em seu computador pessoal, usando uma conexão de Virtual Private Network(VPN) através da Internet. Isto dá ao usuário um acesso completo a todos os seus dados e arquivos usuais, incluindo o e-mail e outras aplicações. Isso mesmo enquanto está fora de seu local de trabalho.
O Virtual Network Computing (VNC) é um protocolo bastante usado por utilizadores domésticos para a realização de acesso remoto de computadores. Com ele é possível utilizar todas as funcionalidades de um computador a partir de outro, através de uma área de trabalho virtual. Toda a interface homem computador realizada em um computador, como o uso do mouse e teclado, é refletida no outro computador.
Outro protocolo muito ulitizado e o RPD que basicamente é o protocolo padrão microsoft com ele você consegue acessar maquinas rodando Microsoft terminal service.