tag:blogger.com,1999:blog-22071017040488569972024-03-13T08:14:34.811-07:00SuporteMaiquel Frantzhttp://www.blogger.com/profile/09715681769934011057noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-2207101704048856997.post-22629671961867063192011-05-27T10:38:00.000-07:002011-05-27T10:38:24.316-07:00Técnicas de Suporte<!--[if gte mso 9]><xml> <o:OfficeDocumentSettings> <o:RelyOnVML/> <o:AllowPNG/> </o:OfficeDocumentSettings> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:TrackMoves/> <w:TrackFormatting/> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:DoNotPromoteQF/> <w:LidThemeOther>PT-BR</w:LidThemeOther> <w:LidThemeAsian>X-NONE</w:LidThemeAsian> <w:LidThemeComplexScript>X-NONE</w:LidThemeComplexScript> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> <w:SplitPgBreakAndParaMark/> <w:EnableOpenTypeKerning/> <w:DontFlipMirrorIndents/> <w:OverrideTableStyleHps/> </w:Compatibility> <m:mathPr> <m:mathFont m:val="Cambria Math"/> <m:brkBin m:val="before"/> <m:brkBinSub m:val="--"/> <m:smallFrac m:val="off"/> <m:dispDef/> <m:lMargin m:val="0"/> <m:rMargin m:val="0"/> <m:defJc m:val="centerGroup"/> <m:wrapIndent m:val="1440"/> <m:intLim m:val="subSup"/> <m:naryLim m:val="undOvr"/> </m:mathPr></w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" DefUnhideWhenUsed="true"
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<div class="MsoNormal"><b><br />
</b></div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana,sans-serif;"><span style="mso-bidi-font-weight: bold;"> Para facilitar um pouco os atendimento, foi criado um portal (suporte.unisc.br), no qual é postado todas as informações de softwares que são utilizados na Instituição, informações sobre configurações de redes, impressoras, alguns problemas comuns de hardware e também algumas dicas, para os usuários sanarem suas duvidas ali mesmo, sem precisar abrir uma solicitação.</span></div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana,sans-serif;"><span style="mso-bidi-font-weight: bold;"> Para padronizar as estações, foi criado um manual de instalação do Windows XP, que é o S.O. padrão da Instituição até o momento. Nesse manual, disponível no portal do suporte, encontra-se todas as configurações necessárias para realizar a instalação desse S.O. nos micros da instituição. Também foi criado um Checklist para a preparação das estações, que contem todos os softwares e procedimentos necessários para se preparar uma maquina para uso institucional. </span></div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana,sans-serif;"><span style="mso-bidi-font-weight: bold;"> Para otimizar ainda mais esse processo de instalação padrão, cada maquina é feito uma imagem, um clone, pois assim, todas as maquinas com configurações idênticas, não é necessário repetir todo esse processo de instalação, basta baixar o clone na maquina desejada, configurar o nome da maquina e coloca-la no domínio.</span></div>Eduardohttp://www.blogger.com/profile/17293902969540820939noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2207101704048856997.post-80628027556138902872011-05-27T10:35:00.000-07:002011-05-27T10:36:42.865-07:00Metodologia de Atendimento<div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: justify;"><b><br />
</b></div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: justify;"> O setor de TI da Unisc é formado por 34 pessoas, divido em equipes que atuam na área de desenvolvimento de softwares, área de redes e o suporte técnico.</div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: justify;"> Uma equipe de suporte é formada por técnicos capacitados a atender todo tipo de solicitação que venha a ser solicitado pelo usuário.</div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: justify;"> O foco principal de qualquer equipe de suporte, é priorizar o bom atendimento, sempre atento as necessidades de cada usuário, tendo em vista que cada setor/departamento tem suas particularidades. </div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: justify;"> É necessário juntar ações importantes, como agilidade, rapidez no atendimento e eficácia na hora de realizar as tarefas. Confiança e tranquilidade também são importantes, porque em nenhum momento deve-se passar para o usuário que você não sabe o que esta fazendo. </div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: justify;"> Vamos falar sobre a equipe de suporte da Unisc, onde atuam 8 técnicos administrativos, responsáveis pelo atendimento as 1.600 estações da Instituição, prestando todo tipo de suporte, tanto de software como hardware.</div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: justify;"> Tudo é feito via workflow¹, o usuário encaminha uma solicitação de serviço de informática, informando o equipamento que esta com problema, o ramal para contato, a descrição do problema e algumas observações se necessário. Essa solicitação chega até o moderador de chamados, que verifica se é um problema de redes, suporte ou desenvolvimento. Após isso, o moderador encaminha para o primeiro atendimento da equipe, o primeiro atendimento é quem faz o primeiro o contato com o usuário, verifica se é um problema urgente, e dependendo da solicitação, o responsável pelo primeiro atendimento consegue resolver nessa etapa mesmo, não sendo necessário encaminhar para um técnico o chamado. Se não foi possível resolver no primeiro atendimento, o responsável encaminha a solicitação para algum técnico, que entrará novamente em contato com o solicitante para ai sim realizar o atendimento. </div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: justify;"> Todo esse processo é necessário pois assim o técnico chega ao local do atendimento já ciente do que irá encontrar e também quais medidas tomar para realizar o conserto. Também é importante para atendimentos futuros, pois todas as solicitações ficam gravadas, e assim é possível buscar soluções em atendimentos anteriores, reduzindo ainda mais o tempo de atendimento. </div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="font-family: Verdana,sans-serif; text-align: justify;"><span style="font-size: x-small;"><b> </b><b><span style="font-family: "Calibri","sans-serif"; line-height: 115%;">¹ Workflow ou Fluxo de Trabalho</span></b><span style="font-family: "Calibri","sans-serif"; line-height: 115%;"> é a sequência de passos necessários para que se possa atingir a automação de </span><span style="font-family: "Calibri","sans-serif"; line-height: 115%;"><span style="color: windowtext; line-height: 115%; text-decoration: none;">processos de negócio</span></span><span style="font-family: "Calibri","sans-serif"; line-height: 115%;">, de acordo com um conjunto de regras definidas, envolvendo a noção de processos, permitindo que estes possam ser transmitidos de uma pessoa para outra de acordo com algumas </span><span style="font-family: "Calibri","sans-serif"; line-height: 115%;"><span style="color: windowtext; line-height: 115%; text-decoration: none;">regras</span></span></span></div>Eduardohttp://www.blogger.com/profile/17293902969540820939noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2207101704048856997.post-15486446589768461212011-05-21T10:57:00.000-07:002011-05-21T10:57:12.149-07:00Ténicas de suporte<b><span style="font-size: large;"></span> <b><span style="font-size: large;"></span>O Site de Suporte Técnico da oferece documentos e ferramentas online para diagnosticar e resolver problemas técnicos com produtos e tecnologias da Cisco. O Site de Suporte Técnico da Cisco está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano.<br />
É possível consultar muitos documentos de Suporte Técnico online sem uma senha e um ID de usuário, mas para acessar a maioria das ferramentas online, são necessários uma senha e um ID de usuário da Cisco.com.<br />
<br />
<b><span style="font-size: medium;">Como obter um ID de usuário.</span>Se possuir um Contrato de Serviço vigente com a , você poderá obter uma senha e um ID de usuário . Se você esqueceu o número do contrato, vá até o Centro de Contratos de Serviços.<br />
<a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/"></a><br />
<b><span style="font-size: medium;">Que direitos o Contrato de Serviço oferece?</span>Com um Contrato de Serviço é possível acessar um conjunto abrangente de Serviços de Suporte . Esses serviços podem ajudá-lo a melhorar a eficiência das operações e o desempenho da rede, e a aproveitar a base de experiência e de conhecimento, as práticas inovadoras e as ferramentas pela web empresa<br />
<br />
Para obter mais informações sobre as opções de Serviços de Suporte vá parra como enviar uma solicitação de serviço.<br />
O modo mais rápido de criar Solicitações de Serviço S3 es4 e enviá-las ao TAC d (Technical Assistance Center) é utilizando a Ferramenta de Solicitação de Serviço do TAC Por favor, tenha o seu número de contrato e o número de série do produto disponíveis. Após descrever a sua situação, a Ferramenta de Solicitação de Serviço do TAC recomenda recursos para uma solução imediata. Se o seu problema não for resolvido por essas soluções imediatas, sua Solicitação de Serviço será atribuída a um engenheiro do TAC<br />
<br />
Para Solicitações de Serviço S1 e S2— se a sua rede de produção estiver inoperante ou bastante prejudicada (ou se você não possuir acesso à Internet), entre em contato com o TAC por telefone. Engenheiros do TAC são atribuídos imediatamente a Solicitações de Serviço S1 e S2 para ajudar você a manter suas operações de negócios em funcionamento.<br />
<br />
Para enviar uma Solicitação de Serviço por telefone. <br />
<dir><dir>Brasil: 0 800 890 0288 ou 0 800 888 8288, depois 888 443 2447</dir></dir>Para obter uma lista completa de contatos .<br />
<br />
<br />
<b><span style="font-size: medium;">Que informações devem ser fornecidas ao enviar uma Solicitação de Serviço?</span>Ao enviar uma Solicitação de Serviço online ou por telefone, é preciso oferecer as seguintes informações:<br />
<dir><dir>Número do contrato de serviço e suporte e número de série do produto. Se você esqueceu o número do seu contrato, vá para o Centro de Contratos .. <br />
Explicação e topologia de rede <br />
Saída do comando show tech, se aplicável ou disponível, e todos os outros comandos disponíveis <br />
Descrição de problemas e sintomas (apenas uma descrição de problema por Solicitação de Serviço) <br />
Versões do software e tipos de equipamento</dir></dir><a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/"></a><br />
<b><span style="font-size: medium;">Dá prioridade a Solicitações de Serviço?</span>A utiliza um sofisticado processo de roteamento de chamadas para oferecer os recursos certos o mais rápido possível.<br />
Para garantir que todas as Solicitações de Serviço sejam reportadas em um formato padrão, que estabeleceu definições de severidade de Solicitações de Serviço.<br />
<a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/"></a><br />
<dir><dir>nenhum impacto nas s<b>Severidade 1 (S1) — </b>A sua rede ou ambiente não está em funcionamento ou existe um impacto crítico nas suas operações de negócio. Você e a se comprometerão comercialmente a utilizar, sem interrupções, todos os recursos necessários para resolver o problema. <br />
<b>Severidade 2 (S2) — <br />
<b>Severidade 3 (S3) — <br />
<b>Severidade 4 (S4) — <br />
</b>Você precisa de assistência ou de informação relacionada a features e especificações de produtos instalação ou configuração. Existe pouco ou uas operações de negócio. </b>A performance de sua rede ou ambiente se encontra afetada enquanto que a maioria das operações de negócio permanecem em funcionamento. Você e a estão dispostos a utilizar os recursos adequados durante o horário comercial para restabelecer o serviço a um nível satisfatório. </b>O funcionamento de uma rede ou ambiente existente se encontra severamente degradado, ou alguns aspectos significativos de sua atividade de negócios estão sendo negativamente afetados. Você e a se comprometerão a utilizar os recursos adequados durante o horário comercial para resolver a situação. </dir></dir><a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/"></a><br />
Ao criar uma Solicitação de Serviço, você:<br />
<dir><dir>Recebe serviço cortês e imediato de um Engenheiro do TAC qualificado para resolver o problema. <br />
<dir><dir>Você receberá assistência por telefone ou e-mail para informações relacionadas à utilização, configuração e solução de problemas do produto. <br />
Uma resposta será oferecida em uma hora para todas as ligações recebidas durante o horário comercial padrão e para ligações do tipo <a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/tac_overview.html/lservicerequestseveritydefinitions"><b><u><span style="color: blue;">S1 e S2</span></u></b></a> recebidas fora do horário comercial padrão. O horário comercial padrão é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h do horário local. <br />
Uma resposta será oferecida até o próximo dia útil para chamadas <a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/tac_overview.html/lservicerequestseveritydefinitions"><b><u><span style="color: blue;">S3 e S4</span></u></b></a> recebidas fora do horário comercial padrão. <br />
Você receberá <a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/tac_overview.html/lhowcaniupdate"><b><u><span style="color: blue;">atualizações de status</span></u></b></a> da Solicitação de Serviço automáticas em intervalos regulares.</dir></dir></dir></dir><br />
<dir><dir>Recebe uma solução abrangente para o seu problema. Além disso, só encerrará sua Solicitação de Serviço depois que a sua rede retornar aos níveis de desempenho obtidos antes do problema. Se a qualquer momento você estiver insatisfeito com o nível do serviço, você poderá <a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/tac_overview.html/lhowcaniescalate"><b><u><span style="color: blue;">escalar sua Solicitação de Serviço</span></u></b></a>. <br />
Recebe soluções de contorno para problemas do software da relatados com esforços comerciais razoáveis. Em alguns casos, a implementará uma correção ao software. Quando a pedir para atualizar o software a fim de solucionar um problema, você receberá informações sobre o problema específico do software. No entanto, para agilizar a resolução, você pode optar por atualizar sem receber as informações específicas. Se este for o caso, a ainda assim tentará identificar o problema do software.</dir></dir>Durante a criação de uma Solicitação de Serviço, é possível facilitar o processo de resolução ao:<br />
<dir><dir>Configurar com precisão a <a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/tac_overview.html/lservicerequestseveritydefinitions"><b><u><span style="color: blue;">severidade da Solicitação de Serviço</span></u></b></a> com base no efeito na sua organização. Isso permitirá que a Cisco desloque os recursos apropriados para a resolução de problemas. <br />
Utilizar os recursos online da antes de criar uma Solicitação de Serviço. Os recursos online disponíveis no Site de Suporte Técnico podem ser usados para resolver a maioria das Solicitação de Serviço <a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/tac_overview.html/lservicerequestseveritydefinitions"><b><u><span style="color: blue;">S3 e S4</span></u></b></a>. <br />
Criar uma Solicitação de Serviço para cada problema técnico não relacionado. Isso permite à isolar, diagnosticar e resolver cada problema distinto. Também oferece rastreamento de Solicitações de Serviço através da <a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/tac_overview.html/lhowcaniupdate"><b><u><span style="color: blue;">Ferramenta de Solicitação de Serviço </span></u></b></a>. <br />
Oferecer informações sobre a sua rede e seus aplicativos e acesso razoável à rede, ao equipamento, ou a ambos pela Internet ou pelo modem. Isso permitirá que a diagnostique e corrija o problema com precisão mais rapidamente. (Para obter mais informações sobre como ativar o acesso remoto à sua rede, consulte as <a href="javascript:openLargePopup('/kobayashi/news_training/pop_remote_access.html','access_guidelines')"><u><span style="color: blue;">diretrizes de acesso remoto</span></u></a>.) <br />
Utilizar a última versão do software da , se for necessário para corrigir um problema de software reportado.<br />
</dir></dir><a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/"></a><br />
<br />
<b><span style="font-size: medium;">Como atualizar e rastrear o status da Solicitação de Serviço?</span>É possível verificar o status da Solicitação de Serviço ou oferecer atualizações utilizando a <a href="http://tools.cisco.com/ServiceRequestTool/query/"><u><span style="color: blue;">Ferramenta de Solicitação de Serviço do TAC</span></u></a>. Cada vez que você atualiza sua Solicitação de Serviço, um alerta é enviado ao seu engenheiro do TAC . Suas alterações são capturadas no histórico da Solicitação de Serviço.<br />
<br />
O status da Solicitação de Serviço é definido da seguinte forma:<br />
<dir><dir><b>Atualizado pelo cliente — <br />
<b>Encerramento solicitado pelo cliente — <br />
<b>Pendência — <br />
<b>Encerramento pendente — <br />
<b>Pendência do cliente — <br />
<b>Versão pendente — <br />
<b>Ordem de serviço pendente — <br />
</b>O engenheiro do TAC da enviou um hardware substituto.</b>O departamento de Engenharia de Desenvolvimento da já resolveu o problema. Entretanto, a solução para o bug ainda não foi integrada ao software. </b>O engenheiro do TAC da Cisco lhe solicitou informações e está aguardando a sua resposta. Nenhum contorno foi identificado até o momento. </b>Seu engenheiro do TAC ofereceu uma solução ao problema. Entre em contato com o engenheiro atribuído se acreditar que o problema ainda não foi resolvido. </b>Seu engenheiro do TAC da Cisco está investigando o problema. Nenhum contorno foi encontrado até o momento. </b>Você solicitou o encerramento da Solicitação de Serviço. </b>A Solicitação de Serviço foi atualizada. </dir></dir><a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/"></a><br />
<br />
<dir><dir><b>Pendência do cliente — <br />
<b>Versão pendente — </b>O departamento de Engenharia de Desenvolvimento da já resolveu o problema. Entretanto, a solução para o bug ainda não foi integrada ao software. </b>O engenheiro do TAC da Cisco lhe solicitou informações e está aguardando a sua resposta. Nenhum contorno foi identificado até o momento. </dir></dir><b>Ordem de serviço pendente — <br />
<br />
<br />
<dir><dir><b>Ence</b>O status da Solicitação de Serviço<b>Atualizado pelo cliente — </b>A Solicitação de Serviço foi atualizada. </dir></dir>é definido da seguinte forma:<br />
<dir><dir><b>rramento solicitado pelo cliente — <br />
<b>Pendência — <br />
<b>Encerramento pendente — <br />
<b>Pendência do cliente — <br />
<b>Versão pendente — <br />
<b>Ordem de serviço pendente — <br />
</b>O engenheiro do TAC da enviou um hardware substituto.</b>O departamento de Engenharia de Desenvolvimento da já resolveu o problema. Entretanto, a solução para o bug ainda não foi integrada ao software. </b>O engenheiro do TAC da Cisco lhe solicitou informações e está aguardando a sua resposta. Nenhum contorno foi identificado até o momento. </b>Seu engenheiro do TAC ofereceu uma solução ao problema. Entre em contato com o engenheiro atribuído se acreditar que o problema ainda não foi resolvido. </b>Seu engenheiro do TAC da Cisco está investigando o problema. Nenhum contorno foi encontrado até o momento. </b>Você solicitou o encerramento da Solicitação de Serviço. </dir></dir><a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/"></a><br />
<b><span style="font-size: large;">O que é uma Ordem de Serviço e como ela é criada?</span>Uma Ordem de Serviço é um número gerado pelo sistema usado como um ponto de referência para todas as informações relativas à autorização de devolução de um produto. Durante o processo de solução de problemas, você e o engenheiro do TAC atribuído para ajudá-lo podem determinar que é necessária a substituição de uma parte ou um engenheiro de campo no site para resolver seu problema de serviço. O engenheiro do TAC gera uma Ordem de Serviço para a substituuição da parte identificada ou o engenheiro de campo. A entrega é baseada nos termos do seu contrato.<br />
<br />
<b><span style="font-size: medium;">Como verificar o status da Ordem de Serviço?</span>Insira o número da Ordem de Serviço, o número da Ordem de Compra, o número da Solicitação de Serviço do TAC, a tarefa do TAC, ou o ID de "destino", e a Ferramenta de Ordem de Serviço/Status de RMA oferecerá uma atualização.<br />
<br />
<br />
<b><span style="font-size: large;">Quais são os recursos disponíveis no Site de Suporte Técnico da Cisco?</span>O Site de Suporte Técnico da oferece suporte para tecnologias e produtos, ferramentas online e downloads de softwares. Essas informações são categorizadas e apresentadas em quatro seções: Suporte de Produto, Suporte de Tecnologia, Ferramentas e Downloads .<br />
Na página inicial de cada seção há uma lista completa de tópicos, exibidas alfabeticamente na barra de navegação à esquerda. Utilize essa barra de navegação para acessar rapidamente a coleção completa de conteúdo técnico da seção e para mover-se entre seções.<br />
<br />
<b><span style="font-size: medium;">Suporte de Produto</span>A página inicial do Suporte de Produto oferece links para informações sobre hardware e software, implementação e configuração, e verificação e solução de problemas para os seguintes produtos .<br />
<br />
<table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0" dir="ltr" style="width: 624px;"><tbody>
<tr><td valign="middle" width="50%"><b>Suporte de Produto</b></td><td valign="middle" width="50%"> </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="50%">Cisco Interfaces and Modules </td><td valign="middle" width="50%">Service Exchange</td></tr>
<tr><td valign="middle" width="50%">Cisco IOS e NX-OS Software</td><td valign="middle" width="50%">Serviços de Rede para Aplicativos</td></tr>
<tr><td valign="middle" width="50%">Gerenciamento de Rede </td><td valign="middle" width="50%">Switches </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="50%">Rede Óptica</td><td valign="middle" width="50%">Tecnologia Wireless</td></tr>
<tr><td valign="middle" width="50%">Redes de Armazenamento </td><td valign="middle" width="50%">TelePresence</td></tr>
<tr><td valign="middle" width="50%">Roteadores </td><td valign="middle" width="50%">Universal Gateways and Access Servers </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="50%">Segurança </td><td valign="middle" width="50%">Vídeo, Cabo e Entrega de Conteúdo </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="50%">Segurança Física</td><td valign="middle" width="50%">Voz e Comunicação Integrada</td></tr>
<tr><td valign="middle" width="50%"> </td><td valign="middle" width="50%"> </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="50%">Produtos em Fim de Comercialização e de Linha </td><td valign="middle" width="50%"> </td></tr>
</tbody></table><br />
<br />
<b><span style="font-size: medium;">Suporte de Tecnologia</span>A página inicial do Suporte de Tecnologia oferece links para informações úteis sobre planejamento e desenho, implementação e configuração, e solução de problemas e otimização para tecnologias .<br />
<br />
<table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0" dir="ltr" style="width: 624px;"><tbody>
<tr><td valign="middle" width="55%"><b>Suporte de Tecnologia</b></td><td valign="middle" width="45%"> </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="55%">Asynchronous Transfer Mode (ATM) </td><td valign="middle" width="45%">Qualidade de Serviço (QoS)</td></tr>
<tr><td valign="middle" width="55%">Banda Larga a Cabo </td><td valign="middle" width="45%">Redes de Armazenamento</td></tr>
<tr><td valign="middle" width="55%">Discagem e Acesso </td><td valign="middle" width="45%">Redes de Conteúdo </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="55%">Disponibilidade</td><td valign="middle" width="45%">Segurança e VPN </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="55%">Gerenciamento de Rede </td><td valign="middle" width="45%">Tecnologia Óptica </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="55%">IP </td><td valign="middle" width="45%">Tecnologias IBM </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="55%">LAN Switching </td><td valign="middle" width="45%">Tecnologias Variadas</td></tr>
<tr><td valign="middle" width="55%">Long Reach Ethernet (LRE) e Digital Subscriber Line (xDSL)</td><td valign="middle" width="45%">Tecnologia Wireless / Mobilidade</td></tr>
<tr><td valign="middle" width="55%">Multiprotocol Label Switching (MPLS) </td><td valign="middle" width="45%">Voz </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="55%"> </td><td valign="middle" width="45%">WAN </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="55%">Protocolos Adicionais e Legados </td><td valign="middle" width="45%"> </td></tr>
</tbody></table><br />
<br />
<a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/"></a><br />
<br />
<b><span style="font-size: medium;">Ferramentas</span>A página inicial de Ferramentas oferece links para ferramentas e utilitários online. Além de calculadoras e utilitários de downloads de softwares, há ferramentas disponíveis para solução de problemas, configuração, instalação, avaliação e gerenciamento das Solicitações de Serviço. A maioria das ferramentas exigem uma senha e um ID de usuário da Cisco.com para acessar. <br />
<br />
<table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0" dir="ltr" style="width: 623px;"><tbody>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://www.cisco.com/cgi-bin/Support/MemCalc/mem-calc.pl"><u><span style="color: blue;">2600/3600/3700 Memory Calculator</span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Calcule a memória necessária para roteadores Cisco 2600, 3600 e 3700 Series. </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://www.cisco.com/cgi-bin/Support/Bitswap/bitswap.pl"><u><span style="color: blue;">Ferramenta de Troca de Bits (Bitswapping Tool) </span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Transforme endereços MAC de Ethernet em endereços MAC de Token Ring. </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://www.cisco.com/cgi-bin/Support/dspcds/home.pl"><u><span style="color: blue;">Ferramenta de Compatibilidade de Firmware BPX/IGX (BPX/IGX Firmware Compatibility Tool) </span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Utilize a saída de tela "dspcds" para avaliar as versões de firmware BPX® e IGX para compatibilidade de software de switches. </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://www.cisco.com/cgi-bin/Support/Cmdlookup/home.pl"><u><span style="color: blue;">Localizador de Comandos (Command Lookup Tool) </span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Consulte descrições detalhadas ou diretrizes de configuração para um Cisco IOS Software, Catalyst®, ou comando PIX® específicos. </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://www.cisco.com/cgi-bin/Support/DSP/cisco_prodsel.pl"><u><span style="color: blue;">DSP Calculator</span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Calcule os requisitos de DPS dos roteadores Cisco 1751 e Cisco 1760. </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://www.cisco.com/cgi-bin/Support/Errordecoder/index.cgi"><u><span style="color: blue;">Decodificador de Mensagens de Erro (Error Message Decoder) </span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Pesquise e solucione mensagens de erro para o Cisco IOS Software, Catalyst Software e Cisco Software Segure PIX Firewall.</td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://www.cisco.com/cgi-bin/Support/IpSubnet/home.pl"><u><span style="color: blue;">IP Subnet Calculator </span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Planeje sua estratégia de sub-rede e de endereçamento online. </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="https://www.cisco.com/cgi-bin/Support/OutputInterpreter/home.pl"><u><span style="color: blue;">Output Interpreter</span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Faça o diagnóstico de problemas no roteador, no switch ou no dispositivo de segurança PIX, obtenha um relatório personalizado e consulte soluções sugeridas. </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://www.cisco.com/cgi-bin/Support/FieldNoticeTool/field-notice"><u><span style="color: blue;">Ferramenta de Alerta de Produtos</span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Configure um perfil para receber atualizações por e-mail sobre confiabilidade, segurança, segurança de rede e produtos em fim de ciclo de comercialização da Cisco que você especificar. </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://tools.cisco.com/gct/Upgrade/jsp/index.jsp"><u><span style="color: blue;">Ferramenta de Atualização de Produtos (Product Upgrade Tool) </span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Solicite as atualizações de software e hardware e as documentações gratuitas às quais tem direito de acordo com seu contrato. </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://www.cisco.com/warp/public/100/rifdecoder_tool.html"><u><span style="color: blue;">Ferramenta RIF Decoder (RIF Decoder Tool) </span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Interprete e decodifique uma string hexadecimal.</td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://www.cisco.com/techsupport/sam"><u><span style="color: blue;">Matriz de Disponibilidade de Serviços (Service Availability Matrix) </span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Verifique a disponibilidade de serviços de coordenação de campo e logística ao redor do mundo para programas SMARTnet®, SP-Base, Shared Support, e SmartSpares. </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://www.cisco.com/techsupport/status"><u><span style="color: blue;">Ferramenta de Ordem de Serviço/Status de RMA </span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Receba uma atualização online da sua ordem de serviço. </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://www.cisco.com/pcgi-bin/Support/Mibbrowser/unity.pl"><u><span style="color: blue;">SNMP Object Navigator</span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Traduza identificadores de objetos (OIDs) SNMP a nomes de objetos, pesquise nomes e descrições de objetos, navegue por árvores OID e faça o download de arquivos MIB. </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://tools.cisco.com/Support/Fusion/FusionHome.do"><u><span style="color: blue;">Assessor de Software (Software Advisor) </span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Escolha um software para seu dispositivo de rede. Determine informações de compatibilidade e recursos para Cisco IOS Software e Cisco Catalyst OS. </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://www.cisco.com/cgi-bin/Support/Bugtool/home.pl"><u><span style="color: blue;">Ferramentas de Bug de Software (Software Bug Toolkit) </span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Procure bugs de softwares com base na versão e no conjunto de recursos ou no ID do bug. </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://www.cisco.com/cgi-bin/Software/SWSearch/SWSearch.cgi"><u><span style="color: blue;">Busca de Software (Software Search Engine) </span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Pesquise imagens de softwares e metadados de imagens. </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://www.cisco.com/kobayashi/support/tac/tsa/launch_tsa.html"><u><span style="color: blue;">Coleção de Casos do TAC (TAC Case Collection)</span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Faça um diagnóstico interativo de problemas em hardwares comuns, configurações e desempenho com soluções fornecidas por consultores do TAC. </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://tools.cisco.com/ServiceRequestTool/create/"><u><span style="color: blue;">Ferramenta de Solicitação de Serviço do TAC</span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Solicite assistência técnica criando uma Solicitação de Serviço com o TAC. Verifique o status de Solicitações de Serviço abertas no TAC. </td></tr>
<tr><td valign="middle" width="35%"><a href="http://tools.cisco.com/Support/VBC/do/CodecCalc1.do"><u><span style="color: blue;">Calculadora de Banda para Codec de Voz </span></u></a></td><td valign="middle" width="65%">Calcule a largura de banda usada por codecs diferentes com vários protocolos de voz de mídias diferentes. </td></tr>
</tbody></table><br />
<a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/tac_overview.html/ltop"><u><span style="color: blue;">Voltar ao início</span></u></a><br />
<a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/"></a><br />
<br />
<b><span style="font-size: medium;">Downloads</span>A página inicial do Centro de Software oferece links para informações sobre produtos de software e downloads, acesso a arquivos específicos e versões. Usuários registrados da Cisco.com também podem se vincular com aplicativos de Suporte Técnico relacionados a softwares, como o Assessor de Software, a Busca de Software e outras ferramentas online para investigar problemas de hardware e software e garantir sua compatibilidade.<br />
<a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/"></a><br />
<br />
<b><span style="font-size: medium;">Com que frequência o Site de Suporte Técnico é atualizado?</span>A posta continuamente as últimas informações sobre Suporte Técnico no Site de Suporte Técnico .<br />
Se você for um usuário registrado da .com com um Contrato de Serviço vigente, também pode inscrever-se para receber e-mails sobre produtos específicos da Ferramenta de Alerta de Produtos Esta ferramenta oferece a habilidade de configurar um ou mais perfis para receber notificações instantâneas por e-mail de novas field notices, alertas de produto ou informações de fim de linha sobre os produtos que você selecionar.<br />
<br />
<a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/"></a><br />
<br />
<b><span style="font-size: large;">Quem pode me ensinar a usar o Site de Suporte Técnico.</span>A melhor forma de aprender a usar o Site de Suporte Técnico da é comparecer aos Seminários de Suporte Técnico da . Esses seminários online gratuitos mostrarão como encontrar as informações técnicas necessárias para desenhar e dar suporte a suas redes, melhorando suas habilidades de rede, implementando e configurando produtos e redes e solucionando problemas de rede.<br />
<a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/"></a><br />
<br />
<b><span style="font-size: large;">Que outros recursos de treinamento da Cisco estão disponíveis?</span>Os seguintes recursos de treinamento oferecem oportunidades para melhorar seu conhecimento técnico e torná-lo mais auto-suficiente para resolver problemas de Suporte Técnico:<br />
<dir><dir><b>Seminários de Suporte Técnico — <br />
<b>Cisco Learning Connection— <br />
<b>E-Seminários — </b>Descubra como produtos e tecnologias Cisco oferecem soluções para tendências de redes comerciais, telefonia e Internet atuais.</b>Adquira as habilidades avançadas de engenheiros do TAC da Cisco em fundamentos de rede, Roteamento IP , LAN Switching e voz. Procure o conteúdo com a marca do TAC (CCT-TAC) no Site Cisco Learning Connection. </b>Seminários online gravados e ao vivo ensinam como usar as ferramentas e a documentação localizadas no Site de Suporte Técnico da Cisco para solucionar problemas de Suporte Técnico. </dir></dir>É possível consultar mais informações sobre esses recursos de treinamento no endereço:<br />
<a href="http://www.cisco.com/techsupport/training"><u><span style="color: blue;">www.cisco.com/techsupport/training</span></u></a><br />
<a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/tac_overview.html/ltop"><u><span style="color: blue;">Voltar ao início</span></u></a><br />
<a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/"></a><br />
<br />
<b><span style="font-size: large;">É possível participar de fóruns de discussão?</span>Sim. Networking Professionals Connection (<a href="http://www.cisco.com/discuss/networking"><u><span style="color: blue;">www.cisco.com/discuss/networking</span></u></a>) é uma comunidade online na qual profissionais de rede compartilham perguntas, sugestões e informações sobre soluções de rede, produtos e tecnologias.<br />
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<span style="font-family: Calibri; font-size: small;"><span style="font-family: Calibri; font-size: small;"><span lang=""></span><br />
<br />
<a href="http://www.cisco.com/web/BR/suporte/content/"></a></span></span></b></b></b></b></b></b></b></b></b></b></b></b>O engenheiro do TAC da enviou um hardware substituto</b></b></b></b></b></b></b><br />
Ténicas de suporteAlvinohttp://www.blogger.com/profile/14995098539185516000noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2207101704048856997.post-55392018872471181192011-05-21T06:20:00.000-07:002011-05-21T06:20:13.286-07:00Ténicas de suporteEmpresas precisam manter à disposição de clientes uma equipe técnica e specializada, pronta para prestar o melhor atendimento.<br />
Apesar da evolução do mercado de TI brasileiro, são poucas as empresas que têm o compromisso de garantir a otimização e o funcionamento das soluções que oferece, objetivando relacionamentos de longo prazo com seus clientes. Muitas focam apenas na venda em si, esquecendo que o suporte técnico pode fazer toda a diferença para o sucesso de um projeto.<br />
É preciso despertar a consciência de que imprevistos são acontecimentos que podem significar gastos adicionais ou prejuízos incalculáveis. Por isso, saber evitar tais falhas inesperadas ou ter em mãos uma solução rápida para oferecer é essencial para evitar crises e fidelizar os clientes, que devem ter a certeza de cobertura em todas as situações, por mais complexas que sejam.<br />
As empresas precisam manter à disposição de seus clientes uma equipe técnica especializada, pronta para prestar o melhor atendimento e garantir a resolução imediata a esses eventuais imprevistos. É importante também que os serviços abranjam desde o atendimento telefônico, até a manutenção com atendimento local nas soluções de missão crítica. Dessa forma, garantir a qualidade de funcionamento e a maior eficiência do negócio do cliente torna-se desafios viáveis.<br />
Mas, em contrapartida à falta de preparo e preocupação de algumas empresas com o suporte técnico, novas tendências surgem no mercado, para otimizar esta área. Nos últimos três anos, as tecnologias de acesso remoto têm sido bastante difundidas. Tais tecnologias permitem que o técnico do suporte acesse o ambiente dos clientes, sem que haja necessidade de sua presença física. Entre as tecnologias de acesso remoto podemos citar: PC Anywhere, Log Me In e Webex.<br />
A utilização da criptografia - processo que transforma a informação da sua forma original para outra ilegível, fazendo com que seu reconhecimento seja possível apenas por seu destinatário - também é um dos recursos que facilitou a adesão dos clientes ao acesso remoto. Por meio dessa assinatura, a segurança é alta e não expõe os ambientes corporativos a possíveis invasões de hackers.<br />
A partir do acesso remoto todos têm a ganhar - cliente e fornecedor. Com ele, é possível ampliar de forma significativa a agilidade do serviço prestado pois a solicitação é atendida em minutos, comparado às horas que poderia levar o atendimento pessoalmente, levando em consideração o tempo de deslocamento e a resolução efetiva do problema. Já a empresa responsável pelo projeto pode otimizar o trabalho de seus funcionários, reduzindo os custos embutidos nas visitas.<br />
O suporte técnico é uma das partes mais importantes de um projeto. Ele é responsável pela instalação e homologação do produto, além da manutenção no pós-venda - processo fundamental para potencializar todas as funcionalidades do produto, identificar possibilidades de melhoramento da ferramenta ou ainda de novas necessidades de expansão do projeto.Alvinohttp://www.blogger.com/profile/14995098539185516000noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2207101704048856997.post-66076119194747827282011-05-20T08:17:00.000-07:002011-05-20T08:17:04.480-07:00SUPORTE<div style="border-bottom: windowtext 1pt solid; border-left: windowtext 1pt solid; border-right: windowtext 1pt solid; border-top: windowtext 1pt solid; margin-left: 18pt; margin-right: 0cm; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-element: para-border-div; padding-bottom: 1pt; padding-left: 0cm; padding-right: 4pt; padding-top: 1pt;"><div class="MsoNormal" style="border-bottom: medium none; border-left: medium none; border-right: medium none; border-top: medium none; margin: 0cm 0cm 0pt 18pt; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-list: l0 level1 lfo1; mso-padding-alt: 1.0pt 4.0pt 1.0pt 0cm; padding-bottom: 0cm; padding-left: 0cm; padding-right: 0cm; padding-top: 0cm; tab-stops: 0cm list 36.0pt; text-indent: -18pt;"><span style="font-size: 18pt;"><span style="mso-list: Ignore;">1.<span style="font: 7pt "Times New Roman";"> </span></span></span><span style="font-size: 18pt;">Técnico de suporte</span></div></div><b><span style="color: #646464; font-family: Arial; font-size: 9pt;">Perfil</span></b><span style="color: #646464; font-family: Arial; font-size: 9pt;">: O Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, enquanto agente de sua própria história e com sua formação técnica, utilizando-se dos conhecimentos adquiridos deverá história e com sua formação técnica, utilizando-se dos conhecimentos adquiridos deverá enfrentar e superar os desafios da vida e com sua formação de liderar, respeitando a participação coletiva e construindo espaços democráticos, gerenciar e capacitar equipes com desempenho inerentes a função com uma forte formação ética, criativa, humanística, técnica, solidária e critica, devendo ser um sujeito autônomo, responsável, investigador e com capacidade para compreender o significado das ciências, das artes, das linguagens e das tecnologias específicas, desenvolvendo atividades na área da tecnologia da informação e comunicação, trabalhando sempre de forma integrada, sendo um instrumento de transformação da realidade. Realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identificando os principais componentes de um computador e suas funcionalidades. Avalia a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica desses componentes. Instala, configura e desinstala programas e softwares básicos, utilitários e aplicativos. Realiza procedimentos de backup e recuperação de dados. Orienta os usuários na utilização de softwares.</span><br />
<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 5pt 0cm 5pt 36pt; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; tab-stops: 36.0pt; text-indent: -18pt;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 5pt 0cm 5pt 36pt; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; tab-stops: 36.0pt; text-indent: -18pt;"><span style="color: #646464; font-family: Symbol; font-size: 10pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: Symbol;">·<span style="mso-tab-count: 1;"> </span></span><b><span style="color: #646464; font-family: Arial; font-size: 9pt; line-height: 150%;">Campo de atuação</span></b><span style="color: #646464; font-family: Arial; font-size: 9pt; line-height: 150%;">: No campo de atuação deste profissional, destacam-se as seguintes atividades: realização da manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática; avaliação da necessidade de substituição e/ou atualização tecnológica desses equipamentos; instalação, configuração e desinstalação de programas, utilitários e aplicativos; realização de procedimentos de backup e de recuperação de dados; orientação de usuários na utilização de softwares. </span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 5pt 0cm 5pt 36pt; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; tab-stops: 36.0pt; text-indent: -18pt;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 5pt 0cm 5pt 36pt; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; tab-stops: 36.0pt; text-indent: -18pt;"><br />
</div><span style="color: #646464; font-family: Arial; font-size: 9pt; line-height: 150%;"><div class="MsoNormal" style="margin: 5pt 0cm; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; page-break-after: avoid;"><b><span style="font-size: 24pt; mso-font-kerning: 18.0pt;"><span style="color: black;"><span style="font-family: Times New Roman;">Manutenção de computador</span></span></span></b></div><div class="MsoNormal" style="margin: 5pt 0cm; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; page-break-after: avoid;"><b><span style="font-size: 18pt;"><span style="color: black;"><span style="font-family: Times New Roman;">Manutenção Preventiva</span></span></span></b></div><div class="MsoNormal" style="margin: 5pt 0cm; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none;"><span style="color: black;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Times New Roman;"><i>manutenção preventiva'</i> a ação ocorrida com base na análise prévia do </span></span></span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Computador"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">computador</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">, de seu funcionamento e execução, relacionado à </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/CPU"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">CPU</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;"> e todos os </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Perif%C3%A9ricos"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">periféricos</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">, entendendo e aplicando-se acções que visem evitar que determinados erros (de </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Software"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">software</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;"> e/ou </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Hardware"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">hardware</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">) ocorram. Existem </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Softwares"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">softwares</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;"> que são utilizados na manutenção preventiva. Vale ressaltar que a manutenção preventiva é referência na utilização de </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Software"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">software</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;"> relacionados à segurança (ferramentas de segurança de </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Servidores"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">servidores</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;"> de </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Rede"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">rede</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">, ferramentas e </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Utilit%C3%A1rios"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">utilitários</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;"> de </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Sistema_operacional"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">sistema operacional</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">, entre outros). Com relação à </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Hardware"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">hardware</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;"> de </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Computador"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">computador</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">, a manutenção preventiva é a limpeza dos componentes internos do </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Computador"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">computador</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;"> e da </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Placa-m%C3%A3e"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">placa-mãe</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">, removendo poeira e qualquer tipo de sujeira que possa afectar o funcionamento do </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Hardware"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">hardware</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">, ou ainda, a configuração de serviços e funções disponibilizadas no </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/BIOS"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">BIOS</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;"> para evitar prováveis defeitos em componentes internos do </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Computador"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">computador</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;"> (como o super aquecimento do </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Processador"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">processador</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">, por exemplo).</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 5pt 0cm; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; page-break-after: avoid;"><b><span style="font-size: 18pt;"><span style="color: black;"><span style="font-family: Times New Roman;">Manutenção Correctiva</span></span></span></b></div><div class="MsoNormal" style="margin: 5pt 0cm; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none;"><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">Chama-se <b>manutenção corretiva</b> a ação ocorrida com base na falha de execução (de <b>hardware</b> e/ou <b>software</b>) de </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Computador"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">computador</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">, relacionado à </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/CPU"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">CPU</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;"> e todos os </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Perif%C3%A9ricos"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">periféricos</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">, aplicando-se ações que visem solucionar os erros encontrados. Erros de </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Hardware"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">hardware</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;"> ocasionam falhas diversas de execução em </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Softwares"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">softwares</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">. Existem diversos </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Softwares"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">softwares</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;"> relacionados à manutenção corretiva. Vale ressaltar que a manutenção corretiva é referência na utilização de </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Softwares"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">softwares</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;"> diversos (</span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Anti-v%C3%ADrus"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">anti-vírus</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">, ferramentas e </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Utilit%C3%A1rios"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">utilitários</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;"> de </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Sistema_operacional"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">sistema operacional</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">, entre outros).</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 5pt 0cm; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; page-break-after: avoid;"><b><span style="font-size: 18pt;"><span style="color: black;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span>Plataforma Windows</span></span></span></b></div><div class="MsoNormal" style="margin: 5pt 0cm; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none;"><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">Relacionado à manutenção preventiva e corretiva na Plataforma </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Windows"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">Windows</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">, podemos configurar </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Utilit%C3%A1rios"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">utilitários</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;"> deste </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Sistema_operacional"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">sistema operacional</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;"> (</span><a href="http://www.blogger.com/wiki/MS-Config"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">MS-Config</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;"> e </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/RegEdit"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">RegEdit</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">), otimizando o funcionamento do referido </span><a href="http://www.blogger.com/wiki/Sistema_operacional"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">sistema operacional</span></a><span style="color: black; font-family: Times New Roman; font-size: small;">.</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 5pt 0cm 5pt 36pt; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; tab-stops: 36.0pt; text-indent: -18pt;"></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 5pt 0cm 5pt 36pt; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; tab-stops: 36.0pt; text-indent: -18pt;"><br />
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